segunda-feira, 7 de abril de 2014

Continuando com as postagens do curso de obreiro, posto agora, a palestra de número quatro. Bom estudo!

Palestra n° 04

Tema: Aprendendo o que é culto.

Texto bíblico: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1).

Introdução
Culto ou liturgia? O culto é o momento em que o indivíduo ou a igreja se rende ao Senhor em louvor e adoração. A liturgia é a forma como isso acontece, ou seja, é a maneira de se organizar o culto ao Senhor.
1) Definição de culto.
O culto é um serviço prestado a Deus pelo salvo e pela comunidade em todas as atividades vitais e existenciais. Em outras palavras, você presta culto a Deus quando:
·         Ora (pessoal ou intercessão).
·         Lê a Bíblia
·         Quando faz qualquer atividade no templo (limpa, decora, adora, etc.)
·         Aconselha a um irmão (a).
·         Louva
·         Prega
·         Evangeliza
·         Dança
·         Apresentação teatral
2) Adoração no culto.
O culto é para ser dedicado a Deus, só ele é digno de adoração. Mas infelizmente, muitos pensam que o culto é para si e não para Deus! A seguir veremos algumas formas de adorarmos a Deus apresentadas pela Bíblia Sagrada:
·         Com palmas “Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo” (Sl 47.1);
·         Com mãos levantadas “Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos” (Sl 63.4);
·         Com júbilo “...No seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo” (Sl 27.6b);
·         Prostrando-se “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou” (Sl 95.6);
·         Com danças “Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho” (1°Sm 6.14).
·         Com organização Mas faça-se tudo decentemente e com ordem” (1Co 14.40).

3) O que não é culto.
Já vimos que há muitas formas de adorar a Deus e agora, veremos o que não é culto! Pois tem muita gente por ai cometendo todo o tipo de bizarrices, e heresias, achando que esta cultuando a Deus. Vamos ver agora o que não é culto:
a) Culto não é show. Embora exista por ai, muitos cultos “espetaculosos”, O propósito de Deus no culto é a de receber a adoração dos seus filhos, e não a de promover o entretenimento da igreja.
b) Culto não é divã de satanás. Tem muitas igrejas por ai, que em vez de adorar a Jesus, parece um consultório psicológico, onde colocam os endemoniados na frente do altar e começam a entrevistar o espírito maligno! 
c) O culto não é para o diabo. Tem igrejas por ai, que parecem dedicar os seus cultos ao demônio. É batalha espiritual, seção de descarrego, etc.
 d) Culto não é uma reunião de negócios. O culto ao Senhor, é adoração, entrega, louvor, ofertas e dízimos, intercessão, palavra, etc. Mas tem muitas igrejas por ai, transformando seus cultos em leilões, onde as pessoas são incentivadas a barganharem com Deus, como ELE precisasse de dinheiro!
Conclusão:

Agora que já sabemos o que é e o que não é culto, que tal adorarmos a Deus em espírito e em verdade? 
Igor de Moura Cogoy

Nenhum comentário: