segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Um novo tempo na vida de Jacó
Texto: Gn 35.1-7,9
Na minha bíblia, que é da sociedade bíblica do Brasil, o título deste capítulo é Jacó erige um altar em Betel, mas nesta noite eu gostaria de sugerir um novo título para esse capítulo maravilhoso da palavra de Deus: Um novo tempo na vida de Jacó! ou ainda O renovo de Jacó! Pois é isso que esse texto nos revela, ele nos mostra um homem desanimado na fé, desesperado diante das atitudes imaturas e cruéis de seus filhos.
Jacó no capítulo 35 de Gênesis, estava muito temeroso quanto ao seu futuro e o de seus filhos. Não conseguia perceber que Deus em breve iria lhe mostrar que algo estava errado na sua vida e que algo deveria ser feito para que ele tivesse de Deus a vitória. 
Muitas vezes estamos exatamente assim, nos queixamos de Deus por causa de nossas lutas, dizemos a ELE que estamos sendo alvo de injustiça, repreendemos as lutas e muitas vezes profetizamos a nossa vitória, confessando que não aceitamos a tribulação que nos sobreveio. Quanta arrogância! quanta falta de espiritualidade e despreparo ministerial! até quando vamos agir dessa forma? até quando vamos continuar impedindo o Senhor de nos abençoar plenamente? Esta na hora de cada um de nós repensar nossa caminhada espiritual, esta na hora de refletirmos sobre nossa vida espiritual! Sera que não precisamos erigir novamente um altar ao Deus todo poderoso? Pois é, quando estamos fracos e dispostos a correr para um lugar secreto,Deus com seu amor nos revela todas as coisas e nos manda novamente levantar e andar, se obedecermos a vitória será certa. 
1. Mas por que Deus disse a Jacó "levanta-te, sobe a Betel"? 
a) Fraqueza espiritual e medo do futuro. o capítulo 34 de Gênesis nos revela o motivo dessa ordem, Jacó estava muito angustiado e temeroso, ele estava abalado física e espiritualmente. Talvez se perguntasse: "onde eu errei na educação de meus filhos?" Talvez se lembrasse do tempo em que eles eram apenas crianças e não tinham malícia alguma para se tornarem assassinos cruéis e sanguinários. Mas a realidade era outra, pois seus filhos estavam completamente distantes das velhas lembranças do velho Jacó. 
b) Jacó havia se esquecido das promessas divinas. Deus havia prometido a Jacó em Gênesis 32.12, que ele seria uma grande nação e que Deus lhe faria o bem. Mas Jacó havia se esquecido dessa promessa, relaxando na fé, vivendo a vida de qualquer forma, ou seja, longe do compromisso que deveria ter. Jacó por exemplo permitiu que em sua casa houvesse idolatria (vv. 2, 4), mostrando completo descaso ou conhecimento da vontade de Deus. 
c) Jacó precisava ser restaurado por Deus e isso deveria ser no altar do Senhor.  No verso um de Gênesis 35, nos revela que o começo de uma vida renovada espiritualmente é o altar de Deus! só seremos renovados, se restaurarmos o nosso altar de oração e sacrifício a Deus. Por isso é que Deus disse para Jacó que deveria erigir um altar. 
2. Por que Deus manda fazer um altar? 
a) Porque é no altar do Senhor que somos perdoados! (Lv 1,3,4). Lembre-se, é através do sangue do cordeiro derramado no altar, que temos o perdão de nossos pecados! pois para que haja remissão de pecados, o sangue deve correr (Ef 1.7). 
b) Porque é no altar, que o Deus verdadeiro responde com fogo. O fogo é um dos símbolos do poder do Espírito Santo (At. 2),  ele representa também o renovo, a força e a glória de Deus (Ex 3.2). Você que ser renovado por Deus? quer ser cheio do Espírito Santo? então corra e concerte seu altar! 
3. O que é preciso para levantarmos um altar ao Senhor? 
a) Total obediência a Deus. Jacó não hesitou, não contrariou a vontade de Deus, nem tentou mostrar que sabia mais que Deus. Mas prontamente obedeceu. E você caro leitor, qual é sua atitude diante de uma ordem divina? você obedece, ou contraria essa ordem, tentando argumentar com Deus, mostrando talvez que ELE possa estar errado? 
b) Nos livrarmos de tudo o que ofende a santidade de Deus. No caso de Jacó, ele tomou uma atitude de mudança e reconhecimento, mandou suas mulheres jogarem fora todos os ídolos do lar, todos os colares santificados a ídolos e etc. O que esta ofendendo a Deus em sua vida? não marque bobeira, se livre de pressa dele! Seja abençoado por Deus, ande de conformidade com sua palavra. 
c) Purificação. Para levantarmos novamente o altar do Senhor em nossas vidas, precisamos mudar nossa postura como cristãos, precisamos purificar nossas vidas, nos afastarmos das coisas que comprometem nosso relacionamento com ELE e com sua igreja. No verso dois de Gênesis 35, Jacó diz para seu povo que deveriam se purificar. 
d) Mudar nossa maneira de viver. Devemos conferir nossos hábitos, nossas amizades e nossos meios de postura diante da sociedade em que vivemos. Quando Jacó diz no verso dois para  mudarem suas vestes, ele esta afirmando que deveriam sempre pensar na opinião de Deus, ou seja, o que Jesus faria? 
4. As vantagens de obedecer a Deus. 
a) Proteção no caminho. Jacó obedeceu e nada lhe aconteceu porque Deus o estava protegendo no caminho (v.5). Nada poderá nos tocar se estivermos debaixo da proteção divina. 
b) Somos alvos das bençãos de Deus. No verso nove, Jacó é abençoado por Deus, pois obedeceu a Deus e foi recompensado
Se você esta cansado, abatido e achando que tudo esta perdido, você precisa experimentar o renovo do Senhor! você precisa levantar novamente o seu altar de oração e comunhão com Deus.
Que Deus te abençoe! 
Pr. Igor de Moura Cogoy

2 comentários:

capimcedeira@gmail.com disse...

com eu precisava meditar nessa mensagem... obrigado Deus por falar ao meu coração!!!

Blog dos pastores Igor e Kethuli disse...

Que bom que Deus falou com você!seja sempre bem vindo em nosso blog, Deus te abençoe!
Pr.Igor de Moura Cogoy